quinta-feira, outubro 16, 2008

Na Espanha apoia a política brasileira de biocombustíveis

16/10/08 - A política brasileira de biocombustíveis conta com o apoio e a colaboração da Espanha, declarou na terça-feira, em Brasília, o ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel Moratinos.

"Há investimentos de empresas espanholas no setor [de biocombustíveis no Brasil]. O Brasil produz um ´etanol bom´ e, neste sentido, é singular”, assegurou o ministro, concordando com a metáfora feita pelo chanceler brasileiro Celso Amorim.

"Há o colesterol ruim e o colesterol bom. E há o etanol ruim e o etanol bom. O colesterol ruim mata e o colesterol bom cura. É a mesma coisa com o etanol. E o do Brasil é bom", comparou Celso Amorim.

O ministro brasileiro fazia referência ao fato do etanol brasileiro ser produzido a partir da cana-de-açúcar - e não do milho, como nos Estados Unidos.

As plantações de cana-de-açúcar no Brasil destinadas à produção de etanol ocupam apenas 1% do total de área cultivável - 3,6 milhões de hectares de um total de 355 milhões -, sendo suficiente para abastecer metade do consumo de combustível dos automóveis.

As críticas aos biocombustíveis se devem à utilização de culturas tradicionais para a produção, como milho e trigo, e de vastas áreas cultiváveis, causando um aumento sem precedentes no preço dos alimentos.

Moratinos e Amorim disseram que não conversaram diretamente sobre a questão dos biocombustíveis, mas o tema está vinculado a outro que abordaram - a conclusão do acordo Mercosul - União Européia.

As negociações deste acordo estão suspensas e não avançam pela falta de conclusão da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Na altura em que as negociações foram paralisadas, o acordo previa uma "cota grande", segundo Amorim, para a entrada do etanol brasileiro na Europa.


Fonte: Google News

Nenhum comentário: