quinta-feira, outubro 16, 2008

Biocombustíveis não podem afetar biodiversidade

16/10/08 - A União Internacional da Conservação da Natureza (UICN) exige cortes significativos nas emissões de gases com efeito de estufa até 2050, sublinhando que a crise financeira não pode influenciar os esforços para preservar a biodiversidade.

A Assembleia da UICN - uma influente rede global de governos, cientistas e ambientalistas - também aprovou uma recomendação aos Governos de todo o Mundo para que deixem de subvencionar a produção de biocombustíveis com dinheiros públicos.

A organização internacional vai promover um programa para mitigar os problemas relacionados com as alterações climáticas, orçado em cerca de 50 milhões de dólares, ao mesmo tempo que irá acompanhar a aplicação de 25 milhões de dólares destinados a intervenções no domínio da conservação da natureza.

Durante a Assembleia da UICN, reunida em Barcelona, a França anunciou que vai disponibilizar 7 milhões de euros para suportar a actividade de organização entre 2009/2012. O Paraguai anunciou "zero desflorestação" em 2020, ao mesmo tempo que a Rússia revelou que vai tomar medidas ambientais de protecção de 80 milhões de hectares.

A organização revelou estar igualmente a trabalhar num programa para a protecção dos recifes de coral, pois constituem uma fonte importante de alimento e preservação de grande variedade de organismos vivos nos oceanos. Os recifes de coral são juntamente com as florestas tropicais, dos sistemas com maior diversidade biológica.


Fonte: Expresso

Nenhum comentário: