quarta-feira, maio 28, 2008

Nova cartilha do aquecimento global

"Perguntas e respostas sobre aquecimento global” tem linguagem acessível e foi desenvolvida pelo IPAM para conscientizar a população sobre as mudanças climáticas. Além da versão impressa, o conteúdo da cartilha pode ser baixado gratuitamente pela internet

Termos como efeito estufa, mudanças climáticas e aquecimento global, apesar de serem incansavelmente repetidos ultimamente, são bastante recentes para a humanidade. Até porque, as transformações na atmosfera terrestre têm ocorrido mais drasticamente em função do modelo de desenvolvimento que as sociedades adotaram nos últimos 150 anos.

Por isso, muita gente ainda são sabe exatamente o que essas palavras querem dizer. Em forma de perguntas - 32 ao todo - a cartilha desenvolvida pelo IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, em parceria com a WHRC - Woods Hole Research Center, traz informações que procuram esclarecer essas dúvidas, além de fornecer dados sobre o assunto e apresentar nomes como Protocolo de Quioto, IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

Pelo fato de o desmatamento ser um dos grandes vilões para o aumento do efeito estufa, o tema é bastante enfatizado na cartilha, que chama atenção especial para o futuro da Amazônia. Como alerta o professor de física, Paulo Artaxo, no prefácio de Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global, "o pior uso que podemos fazer deste riquíssimo ecossistema é queimá-lo, transformando sua rica biodiversidade em gases de efeito estufa".

Os leitores também são convidados a fazer a sua parte na contenção das mudanças climáticas e a entender a importância do papel do Brasil nesse desafio. Ao final, há indicação de vários sites para quem quiser se aprofundar no assunto.

Escrita de forma didática, a cartilha pode ser facilmente compreendida por adultos e crianças e está disponível para download gratuito na biblioteca do site do IPAM.

Para adquirir a versão impressa basta ligar: (61) 3349-3698.

Nenhum comentário: