quarta-feira, maio 21, 2008

Adeus à gasolina?

Preocupações com o aquecimento global e com o aumento constante no preço do petróleo têm forçado as montadoras a buscar novas alternativas de combustível para os carros. Conheça as tecnologias mais promissoras

ELÉTRICO
Como funciona: o carro tem um motor elétrico movido a baterias, que podem ser carregadas na rede elétrica convencional. Alguns modelos usam baterias de íon-lítio, semelhantes às usadas em laptops
Vantagens: pode ser abastecido em praticamente qualquer lugar, basta haver energia elétrica disponível; o carro não emite gás carbônico
Desvantagens: o tempo de abastecimento das baterias é longo; a autonomia do carro é pequena

HÍBRIDO
Como funciona: o carro tem dois motores. Um é convencional, de combustão interna, abastecido com gasolina, e o outro é elétrico, alimentado por baterias. É o motor elétrico que fica em contato com as rodas de tração. O motor a combustão só é acionado em situações em que o carro exige mais esforço ou quando as baterias descarregam. Há dois tipos de híbridos, um cujas baterias são alimentadas pela rede elétrica, chamado de plug-in, e outro em que as baterias são recarregadas quando o motor a combustão é acionado
Vantagens: os híbridos têm uma autonomia superior à dos carros elétricos; podem ser abastecidos com facilidade
Desvantagens: os híbridos que não são plug-in podem gastar tanta gasolina quanto um carro convencional; portanto, ele não é um automóvel totalmente limpo

CÉLULA DE COMBUSTÍVEL(hidrogênio)
Como funciona: o carro é movido por um motor elétrico alimentado com energia produzida numa célula de combustível. Essa célula é abastecida com hidrogênio em estado gasoso e, nela, há uma reação química que produz energia elétrica e libera água
Vantagens: não há emissão de dióxido de carbono, apenas de água; o carro pode ser abastecido rapidamente; tem autonomia maior que a dos carros elétricos
Desvantagens: ainda não há hidrogênio disponível nos postos; a célula de combustível ainda é muito cara

DIESEL OU ÁLCOOL
Como funciona: os carros têm os convencionais motores a combustão interna
Vantagens: os veículos são facilmente abastecidos e conseguem um desempenho semelhante ao dos carros a gasolina, mas poluem menos.Os carros a diesel ganharam novos motores, menos poluentes e mais eficientes. O combustível também foi alterado para ter menor teor de enxofre.Os carros a álcool têm a vantagem de rodar com um combustível limpo, que emite pequena quantidade de dióxido de carbono
Desvantagens: os carros a álcool rendem menos e os veículos a diesel perdem eficiência em baixa velocidade

AS INOVADORAS

Dispostas a arriscar, empresas pequenas têm se mostrado um importante laboratório de inovações tecnológicas para o carro do futuro. Conheça algumas companhias e seus modelos:

LOREMO
País Alemanha
Carro Loremo
Como define seu nome (um acrônimo das palavras low resistance mobile, ou veículo de baixa resistência), o carro é feito de materiais ultraleves, que permitem grande economia de combustível. Com 2 litros de diesel, o Loremo pode rodar 100 quilômetros.Aempresa espera produzir 10000 unidades do carro por ano, com preços variando entre 15 000 e 20 000 euros.

FISKER
País Estados Unidos
Carro Fisker Karma
Apresentado no salão de automóveis de Detroit no início de janeiro, o carro é um sedã de luxo que tem boa parte da estrutura metálica feita de alumínio para reduzir seu peso. O motor é híbrido plug-in, acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. Os primeiros modelos devem ser vendidos a partir do final de 2009 por 80 000 dólares.

APTERA
País Estados Unidos
Carro Typ-1
A base da eficiência do carro são sua aerodinâmica e o motor elétrico. Ele tem apenas três rodas e uma estrutura metálica feita por um designer de pranchas de bodyboarding. Com energia equivalente a 1 litro de combustível, o carro pode percorrer 143 quilômetros.

TESLA MOTORS
País Estados Unidos
Carro Tesla Roadster
O carro é um esportivo elétrico para dois passageiros, com autonomia de 350 quilômetros. Serão produzidas 2 000 unidades do automóvel por ano, com o preço de 100 000 dólares cada um.A empresa espera lançar um modelo sedã em 2010, com produção estimada em 10 000 unidades


ELES SE RENDERAM

A busca da indústria automotiva por carros mais verdes não tem limites. No Salão de Detroit, carros ícones da velocidade e da potência — sinônimo de alto consumo de combustível — foram apresentados em versões menos agressivas ao meio ambiente

FERRARI F430
Ainda um protótipo, o F430 Spider Biofuel roda com E85, um composto com 85% de etanol

HUMMER HX
O carro da GM, que tem design de jipe de guerra, ganhou uma versão bicombustível com tamanho menor


AS APOSTAS DAS GRANDES

As maiores montadoras do mundo atravessam um momento decisivo: além de conquistar novos mercados, têm de lidar com a pressão do mercado por carros verdes. Veja a situação das seis maiores:

GENERAL MOTORS
Faturamento 207,3 bilhões de dólares
Vendas 9,3 milhões de veículos
Resultados 1,9 bilhão de dólares de prejuízo
Apostas A GM vai começar a produzir até 2010 o híbrido plug-in Chevrolet Volt. Em janeiro, a empresa anunciou uma parceria para produzir etanol
Faturamento e resultados referentes a 2006. Dados de vendas referem-se ao período de 12 meses até setembro de 2007

FORD
Faturamento 160,1 bilhões de dólares
Vendas 6,4 milhões de veículos
Resultados 12,6 bilhões de dólares de prejuízo
Apostas A empresa criou a tecnologia EcoBoost, que permite economia de combustível de até 30% e redução de 15% nas emissões de CO2
Faturamento e resultados referentes a 2006. Dados de vendas referem-se ao período de 12 meses até setembro de 2007

RENAULT-NISSAN
Faturamento 141,8 bilhões de dólares
Vendas 6,1 milhões de veículos
Resultados 7,6bilhões de dólares de lucro
Apostas Em 2007, a Nissan lançou o híbrido Altima.ARenault está desenvolvendo carros com baixa emissão de gás carbônico
Faturamento e resultados em 2006 (Renault) e no ano fiscal até 31 de março de 2007 (Nissan).Vendas estimadas para 2007

TOYOTA
Faturamento 202,8 bilhões de dólares
Vendas 9,3 milhões de veículos
Resultados 13,9 bilhões de dólares de lucro
Aposta Em 1997, a Toyota lançou o Prius, primeiro carro com sistema híbrido. Mais de 1 milhão de unidades já foram vendidas em todo o mundo
Faturamento e resultados referem-se ao ano fiscal terminado em 31 de março de 2007.Vendas referentes a 2007

VOLKSWAGEN
Faturamento 138,2 bilhões de dólares
Vendas 6,2 milhões de veículos
Resultados 3,6 bilhões de dólares de lucro
Apostas A empresa tem planos de desenvolver um tipo de carro com tamanho menor e de lançar modelos híbridos para as marcas Polo e Golf
Faturamento e resultados referentes a 2006. Dados de vendas referem-se a 2007

HONDA
Faturamento 93,9 bilhões de dólares
Vendas 3,9 milhões de veículos
Resultados 5bilhões de dólares de lucro
Aposta A empresa criou um carro movido a célula de combustível, o FCX Clarity. Ele será comercializado neste ano na Califórnia, num sistema de leasing
Faturamento e resultados referem-se ao ano fiscal terminado em 31 de março de 2007. Vendas estimadas para 2007

Fontes: empresas e Organização Internacional dos Construtores de Automóveis (Oica)


Por Sérgio Teixeira Jr. com reportagem de Denise Dweck
Revista Exame - 30/01/2008

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