sábado, maio 17, 2008

Etanol de Laranja

Além do bagaço da cana-de-açúcar, o etanol já pode ser produzido a partir dos resíduos da laranja, como foi anunciado em fevereiro, por uma das maiores produtoras mundiais do suco desta fruta, a brasileira Cutrale. O projeto é uma parceria entre a filial norte-americana da companhia, a Cutrale Citrus Juices USA Inc. e a Southeast Biofuels LCC, subsidiária da Xethanol.

A usina-piloto que será construída na cidade de Auburndale, na Flórida (EUA), terá como investimento inicial cerca de US$ 5,9 milhões, dos quais US$ 500 mil serão financiados pelo governo do estado da Flórida.

De acordo com o projeto, há previsão de que a unidade tenha capacidade de produzir 30 milhões de litros de etanol a partir de 800 mil toneladas de resíduos de laranja anualmente. Para que isso ocorra, serão utilizados inicialmente, cerca de 37 mil litros de fermento e 30,4 toneladas de bagaço da laranja.

Desde 2005, quando ultrapassou o Brasil, o EUA é considerado um dos maiores produtores de álcool do mundo. O país norte-americano ainda se destaca pelos crescentes investimentos no etanol de segunda geração, como este que será produzido a partir do bagaço da laranja. Este combustível que também pode ser chamado de álcool celulósico é obtido a partir de um elemento específico da biomassa, a celulose.

Fonte:

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola Manoel, voce conhece alguma empresa ai no Brazil que faz Alcool Neutro de Laranja ? Alex Puglia (alex.puglia@grainmillers.com)

Ricardo Gobbi disse...

Temos álcool neutro de laranja (ricardogobbi@hotmail.com.br)

Ricardo Gobbi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.