sexta-feira, maio 16, 2008

Etanol Celulósico

Etanol celulósico é o etanol obtido através da celulose, um componente da biomassa. Existem dois processos para se obter o etanol celulósico: a hidrólise enzimática e o segundo, composto de três fazes a gasificação, fermentação e destilação, executadas de forma sucessiva.

A hidrolize enzimatica utiliza varia enzimas como a celulase, a celobiase e a β-glicosidase.

O seu processo de produção, por ser muito mais eficiente, já que usa catalisadores e enzimas que aceleram o processo natural de conversão do açúcar em alcóol, pode trazer dois benefícios: a viabilidade da criação de centros produtores de bio-combustíveis e o fim da ameaça de desabastecimento da indústria alimentícia, visto que se pode obter a lignocelulose com a utilização materias-primas diversas, desde partes das plantas (bagaços, folhas e caules), até restos orgânico diversos (palha, capins, restos de madeiras e resíduos agrícolas) como matéria-prima.

A grande diferença em comparação com os métodos tradicionais usados nas usinas de milho e cana-de-açúcar, consiste basicamente de dois fatores: o uso de vários elementos da biomassas; e, no uso de leveduras que aproveitam os dois tipos de açúcares obtidos na quebra da celulose, os de cinco moléculas de carbono, e os de seis moléculas de carbono, representando um aumento da ordem de 40 a 100% na produtividade, sem requerer um aumento de área plantada. Os processos atualmente utilizados, só conseguem aproveitam os açúcares de cinco moléculas. Portanto o grande avanço esta na produção de enzimas apropriadas para esse processo.
O tipo de biomassa a ser usado ira depender do custo da materia-prima e da logistica para aquisição das mesmas, pois o prcesso em si não faz distinção da biomassa utilizada.

A Royal Dutch Shell e a Iogen canadiana estão a construir uma fábrica que usará este processo e que estará concluída até 2009 e milionários como Paul Allen, Bill gates e Richard Branson, todos tem investido em firmas que produtoras de Etanol Celulósico.

Ver também
Celunol quer usina de etanol celulósico em 2008

Etanol Celulósico

Nenhum comentário: