
De acordo com o comunicado do Conselho de Energia Atômica, patrocinador do projeto, os pesquisadores taiwaneses já fizeram experiências bem-sucedidas com um protótipo de sistema de produção e esperam terminar uma fábrica-piloto até o final de 2009.
As estimativas iniciais apontam que será necessário 1 quilo de arroz para produzir 0,5 litro de álcool. “Da palha pode-se extrair componentes com os quais é possível produzir álcool com 99,5% de pureza”, disse o diretor do projeto, WangChia-bao, em entrevista coletiva à imprensa mundial.
Wang destacou ainda que o uso do arroz tem mais vantagens que o da cana-de-açúcar ou do milho, já que a palha é um produto secundário, não afetando assim, a produção de alimentos. Outro ponto positivo ressaltado pelo diretor, é que o aproveitamento desta parte do arroz, irá complementar a renda dos agricultores.
Apesar dessas vantagens, o custo da produção ainda é considerado elevado, (US$ 0,67 por litro) superando o valor de outros processos. Mesmo assim, Taiwan vem promovendo o uso de outras fontes de energia alternativa como os biocombustíveis, com o intuito de superarem os altos preços do petróleo, commodity ainda considerada essencial para o desenvolvimento econômico mundial.
Fonte:

Nenhum comentário:
Postar um comentário