quarta-feira, julho 23, 2008

Hidrogênio como combustível

O hidrogênio é muito atraente como uma alternativa aos combustíveis fósseis, pois ele pode ser combinado com o oxigênio em uma pilha de combustível para produzir eletricidade, calor e água.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, na sua queima não há produção de dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de azoto ou de enxofre, ou partículas. Como o hidrogênio é eletrolisado a partir de água, a eletricidade produzida foi gerado através de uma fonte "limpa" - como a eólica, das ondas, das marés ou a energia solar - muito mais respeitadoras do ambiente.

O conceito das células de combustível existe desde meados do século XIX, mas foi só na segunda metade do século XX que as pesquisas delas passaram a ser conduzidas para serem produzidas comercialmente, embora em número reduzido. Agora, com a elevação dos preços do petróleo e as preocupações sobre o aquecimento global, o desenvolvimento de células de combustível chegou a um ponto onde existem unidades disponíveis para uma variedade de aplicações, desde faróis de automóveis a luzes residênciais(ver painel).

Dada a prevalência de automóveis, combinado com o consumo de combustível e a sua contribuição para o aquecimento global, é de se esperar que uma quantidade substancial de pesquisas esteja sendo realizada em células de combustível de hidrogênio para aplicações automotivas. Honda foi a primeira automotiva a ofertar carros de serie equipados com pilha de combustível aos seus clientes, oferecendo o Honda FCX na frota utilizado nos E.U.A. e Japão em 2002.

Fonte: Engeneer Live (em ingês)

Ler também:

Hidrogênio a partir de algas: produção, armazenamento e distribuição no mesmo local

A busca do combustível ideal: hidrogênio

Hidrogênio com Tecnologia Brasileira

Honda inicia produção de carro movido a hidrogênio

Nenhum comentário: