terça-feira, julho 22, 2008

Ingleses farão biocombustível a partir do lixo

A empresa britânica Ineos Bio anunciou nesta segunda-feira deter a tecnologia para produção de etanol em quantidades comerciais a partir de lixo biodegradável. O combustível estará disponível para uso em carros dentro de dois anos.

Serão usados lixo biodegradável municipal, lixo orgânico comercial e resíduos de agricultura, entre outros. De acordo com a empresa química, a tecnologia já foi testada num projeto piloto nos Estados Unidos e possui a vantagem de não afetar a produção de alimentos.

O processo de transformação do lixo em etanol é realizado em três etapas. Na primeira, o lixo é superaquecido para obtenção de gás. Em seguida, o gás é utilizado para alimentar bactérias anaeróbicas (biocatalizadoras) que produzem o etanol. E, por fim, o etanol é purificado para ser usado como combustível ou misturado à gasolina.

A Ineos Bio ainda não anunciou onde será instalada a primeira usina, mas informou que a tecnologia já foi testada em um projeto piloto nos Estados Unidos e que precisará da cooperação dos governos locais para ter acesso ao lixo.

Este gás é usado para alimentar bactérias anaeróbicas que produzem o etanol.

Um dos fatores positivos, apontados pela empresa, é o da tecnologia não afetar a produção de alimentos. Uma tonelada de lixo seco pode ser transformada em cerca de 400 litros de etanol, informou a empresa.

O processo foi desenvolvido em Fayetteville, no Estado americano do Arkansas. As pesquisas começaram em 1989 e a primeira usina foi montada depois de 20 anos de trabalho.

A fábrica está operando continuamente desde 2003, usando diferentes dejetos.

Fonte: Fontes Diversas

Nenhum comentário: