quarta-feira, julho 23, 2008

Curitiba é a primeira capital a ter ônibus 100% biocombustível

Curitiba é a primeira Capital brasileira a adotar ônibus com capacidade de rodar bicombustível: os novos articulados terão motor “flex”, com 310 cavalos e capacidade de operar com tanques cheios de diesel ou de biocombustível. O anúncio foi feito pelo prefeito Beto Richa durante a vistoria, ontem, a um dos 18 novos veículos que entrarão em operação em setembro para atender 35 mil passageiros por dia.

“Curitiba procura buscar novas tecnologias que melhorem o transporte público e também preservem o meio ambiente”, afirmou o prefeito Beto Richa. O ônibus apresentado foi da empresa Scania, uma das fornecedoras da frota de veículos da Linha Verde, que projetou, em parceria com a Marcopolo, um carro especial para Curitiba. Da frota prevista para rodar na Linha Verde, 12 veículos terão motores fabricados para uso de combustível ecológico, que serão abastecidos com biodiesel de origem 100% vegetal.

O diretor-presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), que administra o transporte coletivo da cidade, Paulo Schmidt, afirmou que está em estudo o tipo de biocombustível a ser usado pela frota da Linha Verde. A Urbs está analisando parcerias com fornecedores que possam garantir a oferta necessária, em quantidade, qualidade e custo razoável. Uma das propostas em análise é o reaproveitamento do óleo de cozinha.

O analista de qualidade da Scania, Sérgio Coutinho de Sá, afirmou que os novos ônibus vão proporcionar mais segurança e comodidade aos passageiros. O biarticulado terá controle eletrônico da rótula (sanfona) que evitará trepidações e freadas bruscas. Outra vantagem é a leveza do veículo, que ganhará mais agilidade.
A previsão da Urbs é reduzir em pelo menos dez minutos o tempo de viagem, que atualmente é de 35 minutos. Hoje, o trajeto é feito pelos ônibus do Eixo Sul que passam nos terminais Pinheirinho, Capão Raso e Portão e trafegam pelas avenidas Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro.

Os ônibus da linha Pinheirinho/Centro vão sair do Terminal Pinheirinho diretamente na Linha Verde e chegar ao Centro pelo eixo da avenida Marechal Floriano Peixoto que também está sendo reformada e terá canaletas em concreto e com possibilidade de ultrapassagem.
As novas estações serão formadas por duas estações tubo paralelas, acopladas uma à outra. A nova arquitetura prevê estações mais altas do que as atuais, melhor isolamento térmico e ventilação.

Os portadores de necessidades especiais terão acesso por uma rampa e o embarque e desembarque de passageiros das linhas alimentadoras será feito, como acontece com os ônibus Expresso, de porta a porta — quando o passageiro desembarca direto dentro da estação de onde poderá pegar o ônibus do sistema Expresso sem pagar nova tarifa.

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