sexta-feira, julho 11, 2008

Brasil e Japão fazem acordo de cooperação para pesquisas de novos biocombustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, chegaram a um acordo para colaborar na pesquisa de novos biocombustíveis durante a cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia), informou nesta quinta-feira (10) o diário japonês "The Asahi Shimbun".

Fukuda afirmou que o Japão aumentará sua produção e fornecerá tecnologia necessária para o desenvolvimento da segunda geração de biocombustíveis, fabricada a partir de produtos não alimentícios.

"Atualmente, o Japão está realizando pesquisas com celulose (para a fabricação de biocombustíveis). Esperamos progredir com a cooperação do Brasil", disse Fukuda, citado pelo "Asahi Shimbun".

Durante o encontro, Lula pediu ao premiê japonês um fortalecimento das relações econômicas bilaterais entre Japão e Brasil, especialmente no campo da energia, os semicondutores de aço e os alimentos, segundo a agência local de notícias "Kyodo".

Os líderes de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Rússia disseram na terça-feira (8) em comunicado que as políticas para a produção sustentável de biocombustíveis devem ser compatíveis com estratégias de segurança alimentar.

O G8 concordou em "trabalhar para o desenvolvimento de pontos de referência e de indicadores com base científica para a produção e o uso dos biocombustíveis".

Para 2010, o Japão pretende produzir e utilizar uma quantidade anual de biocombustíveis que corresponda ao uso de 500 mil quilolitros de petróleo. Em 2007, o nível estimado de produção no país foi de 10 mil quilolitros, segundo o diário.

Fonte:

Nenhum comentário: