quinta-feira, junho 26, 2008

Le Monde diplomatique e os Biocombustíveis

A pretigiada revista Le Monde diplomatique trás alguns artigos tratando da possível revolução energética mundial de boa qualidade que achei importnate disponibilizar para os nosso leitores.

É um texto em quatro capítulos:
I: Seremos como rebanhos?

II: Um choque entres os dois modelos

III: Muito mais que novos combustíveis

IV: De que revolução se trata

Ver também:

O dossiê no Le Monde Diplomatique-Brasil:

Cita, ainda, outras fontes:

Greenpeace: Na página internacional do movimento,uma seção inteira está dedicada ao aquecimento global. O relatório [R]evolução Energética (em inglês, formato pdf, 96 páginas) pode ser baixado aqui, ou consultado, em capítulos, num site à parte. Também é possível acompanhar as ações em curso, contra a catástrofe climática.

Greenpeace Brasil: Um relatório especial e uma cartilha temática sobre os primeiros sinais de mudanças climáticas no país pode ser baixado aqui. No site, uma seção especial, intitulada "Mude o Clima", e toda em português, trás informações, análises, boletins e notícias de ações.

Painel Internacional sobre Mudança Climática (IPCC): Constituído pela Organização Meteorológica Mundial (WMO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (UNEP), o Painel é aberto a todos os países-membros da ONU. Sua responsabilidade é "produzir, em bases objetivas amplas, transparentes e abrangentes, informação relevante para compreender as bases científicas das mudanças climáticas induzidas pelo ser humano". A versão do site em castelhano é razoavelmente completa e legivel. Reúne os principais documentos técnicos, agenda de trabalho, informação sobre o funcionamento da instituição.

Agenda Sustentável 2020: A partir de uma iniciativa internacional do Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF-Brasil), um grupo de especialistas da Unicamp produziu, em 2006, a Agenda Sustentável 2020. Ele propõe medidas concretas para melhorar a matriz energética brasileira, ampliando a geração eólica, solar e em pequenas hidrelétricas. Uma seção especial no site do WWF-Brasil reúne as principais informações da Agenda. Lá, é possível baixar o texto.


Fonte:

Nenhum comentário: