quinta-feira, novembro 13, 2008

Empresa inicia produção de diesel renovável

A Amyris Biotechnologies inaugurou sua primeira usina piloto para produzir diesel renovável No CompromiseT. O produto é chamado dessa forma porque é elaborado para ser um combustível renovável, de baixo custo e alta escala, com atributos de desempenho que igualam ou superam os combustíveis extraídos do petróleo e os biocombustíveis atualmente disponíveis.

A usina piloto, que foi concluída em setembro, é um passo importante para a Amyris atingir a meta de desenvolver e comercializar o combustível sustentável à base de hidrocarbonetos, que a empresa espera lançar em 2010.

A usina serve como porta de comunicação técnica para a comercialização no Brasil e em outros locais de produção. Ela tem por objetivo demonstrar a tecnologia da Amyris em equipamentos em processos de pequena escala que representam operações completas em escala comercial, gerar dados de engenharia essenciais para projetar usinas de grande escala da Amyris e produzir amostras de produtos para testes de desempenho.

"Este novo diesel tem todas as características para dar uma contribuição importante à tentativa de solucionar a crise global climática, energética e do transporte", disse o diretor executivo da Amyris, John Melo.

Paralelamente a essa iniciativa, a Amyris abrirá uma usina piloto maior em Campinas, São Paulo, no primeiro trimestre de 2009, onde finalizará processos para as operações brasileiras, transferirá a tecnologia às instalações de fabricação no Brasil e proporcionará suporte contínuo para otimizar a produção no País.

No início do ano, a Amyris estabeleceu uma joint-venture brasileira para trabalhar com usinas de cana-de-açúcar e produtores de combustível brasileiros e aumentar a produção do diesel. A Santelisa Vale, segunda maior produtora de açúcar e etanol no Brasil, confirmou a capacidade de moagem de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para a produção inicial do diesel da Amyris.

Fonte:

Nenhum comentário: