quarta-feira, novembro 12, 2008

Agência Internacional de Energias Renováveis será lançada em Janeiro

12/11/08 - Um consórcio de governos europeus está a desenvolver a primeira Agência Internacional de Energias Renováveis, conhecida como IRENA. A Agência deverá ser uma referência global no processo de transição para as energias limpas, disponibilizando informação técnica, financeira e política aos governos de todo o mundo. Alemanha, Espanha e Dinamarca são os países líderes do projecto, que será lançado no início de 2009.

A preocupação com a redução das emissões de gases com efeitos de estufa e a criação de fontes de energia domésticas tem levado a um grande desenvolvimento das energias renováveis a nível global. Apesar da existência de várias organizações internacionais que visam facilitar a transição para a energia limpa, os líderes da IRENA consideram que nenhuma delas se dedica às necessidades locais, nacionais e internacionais tanto dos países desenvolvidos como das nações em vias de desenvolvimento.

Em Outubro, os representantes dos 51 países participantes na IRENA reuniram-se em Madrid, onde definiram que os primeiros projectos da agência deveriam ser apresentados em Janeiro de 2009, no lançamento oficial daquela organização. Actualmente, estão envolvidos na IRENA quase todos os países europeus, para além da Austrália, Argentina, Brasil, Índia, Indonésia e os Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Portal ambiente online

Nenhum comentário: