terça-feira, agosto 05, 2008

Chineses descobrem como fazer biogás da palha de arroz

Cientistas chineses descobriram como extrair biogás da palha de arroz, que é descartada após a colheita dos grãos.[Imagem: Wikimedia Commons]

Diante do crescente movimento contrário aos biocombustíveis, responsabilizados pela alta no preço dos alimentos, a solução encontrada por pesquisadores chineses parece soar como uma revanche: eles descobriram como produzir biogás a partir da palha de arroz, ou seja, aproveitando um rejeito da produção de alimentos.

Alternativa chinesa

O aproveitamento desse rejeito agrícola poderá criar para a China - o maior produtor mundial de arroz - uma alternativa ao petróleo semelhante à que o Brasil alcançou, com o etanol a partir da cana-de-açúcar.

Aproveitamento da palha de arroz

A equipe do Dr. Xiujin Li, da Universidade de Pequim, aprimorou uma técnica que aumentou a produção do biogás a partir da palha de arroz em 65%. Segundo seus cálculos, a China dispõe de 230 milhões de toneladas de palha de arroz por ano, descartadas após a colheita dos grãos, que poderão ser convertida em biogás.

A palha de arroz não vinha sendo aproveitada para a produção de biocombustíveis até agora porque a celulose não é facilmente quebrada pelas bactérias, devido à complexa estrutura física e química da biomassa ligninocelulósica.

Pré-tratamento

A equipe do Dr. Li resolveu o problema tratando a palha de arroz com hidróxido de sódio antes de fermentá-la. Esse pré-tratamento aumentou o rendimento da biomassa ao gerar mais celulose e outros compostos que podem ser digeridos pelas bactérias, que liberam o gás ao se alimentar.

Os pesquisadores já construíram três protótipos e agora estão analisando a viabilidade econômica do processo.

Fonte: Inovação Tecnológica

Bibliografia:
Physiochemical Characterization of Rice Straw Pretreated with Sodium Hydroxide...
Yanfeng He, Yunzhi Pang, Yanping Liu, Xiujin Li, Kuisheng Wang
Energy & Fuels
June 2008
Vol.: ASAP Article
DOI: 10.1021/ef8000967

Nenhum comentário: