terça-feira, agosto 05, 2008

China quase na liderança das energias renováveis

A China está à beira de liderar o ranking mundial de utilizadores de energias renováveis, o que poderá acontecer já em 2009. A Alemanha é o único país que investiu mais em tecnologias com baixo teor de carbono em 2007.

A conclusão, divulgada ontem, resulta do estudo sobre o clima "Revolução limpa da China" e contraria as críticas de que os chineses têm sido alvo, e que dão conta da má qualidade do ar que de Pequim, cidade palco dos Jogos Olímpicos, que começam já no próximo sábado.

O relatório reúne os dados mais recentes sobre o sector das energias renováveis do país. Changhua Wu, co-autor do estudo, afirmou que a rapidez com que a China investiu em energias renováveis deve-se ao facto de este Governo ter percebido que o modelo ocidental de industrialização é insustentável.

"A China enfrenta os mesmos problemas que enfrentou o Ocidente durante a sua revolução industrial e consequente crescimento: poluição, danos ambientais, esgotamento dos recursos", explicou o investigador à BBC News. "Internamente, estamos a conter-nos em muitos aspectos, porque não temos muitos recursos naturais. Dependemos cada vez mais dos mercados internacionais, daí a nossa preocupação".

O abastecimento de energia é uma incerteza no futuro. Com o preço petróleo a bater novos recordes, a aposta em tecnologias renováveis é a melhor opção.

Fonte: Jornal de Negócios - Portugal

Nenhum comentário: