quinta-feira, setembro 21, 2006

Haiti e países sul-americanos debatem cooperação na área de biocombustíveis

Brasília - Representantes de 10 países da América do Sul e do Haiti estão reunidos em Fortaleza (CE) para participar do Seminário sobre Biocombustíveis no Marco da Comunidade Sul-Americana de Nações. O encontro, que ocorre nesta quarta-feira (20) até sexta-feira (22), é organizado pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
“Esse é o inicio da cooperação entre o Brasil e o Haiti. Vamos compartilhar a experiência que temos em microusinas e, sobretudo, a experiência do Programa Nacional do Biodiesel, da inserção da agricultura familiar na produção de novos combustíveis”, afirma o chefe da assessoria internacional e de Promoção Comercial do MDA, Laudemir André Muller.
Atualmente, sete usinas de biodiesel operam no Brasil, com capacidade de produzir 91 milhões de litros de biocombustível por ano. Mais de 15 indústrias estão em fase de regularização na Agência Nacional de Petróleo e na Secretaria da Receita Federal, o que totaliza um potencial de produção de mais 366 milhões de litros por ano ano.

Empresa busca parceria para implantar usina de biodiesel em Tangará da Serra

Tangará da Serra poderá ganhar em 2007 uma usina de biodiesel. O assunto foi discutido em uma reunião na tarde de ontem no auditório da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços (Seicotur). Os coordenadores do projeto Programa Tangará da Serra Biodiesel – Protanbio- Marco Antônio de Oliveira e Luiz Carlos Machado apresentaram a proposta para instalação da usina de Biodiesel e alternativas para o cultivo do pinhão manso, mamona, amendoin e babaçu.

Almoçar com o Sol

Exposição de energias renováveis em Faro sugere veículos a biodiesel, eléctricos e a pedal. Para animar os visitantes, serve-se “comida solar” a qualquer hora do dia ou da noite.

quarta-feira, setembro 20, 2006

MT Fomento tera linha de crédito para instalação de usina de biodiesel no Estado

A MT Fomento, do Governo do Estado, ganhou uma nova atribuição com abertura de linha de crédito para a instalação de usinas de biodiesel em Mato Grosso. A lei complementar atende a demanda das usinas com capacidade produtiva de 80 a 8.000 litros por dia. A instalação de usinas possibilita o esmagamento para a produção do óleo e refinamento do mesmo, separando a glicerina e gerando mais emprego e renda, inclusive, para os assentamentos e pequenos produtores de grãos oleaginosos, a exemplo do pinhão manso, mamona, soja, babaçu, entre outros.A MT Fomento ainda não informou o montate de crédito que estará sendo liberado para cada projeto a ser instalado em Mato Grosso nem quando deve iniciar as liberações.

Tetra Pak lança Projeto Biodiesel em Ponta Grossa

A Tetra Pak lança nesta terça-feira (21), em Ponta Grossa, o Projeto Biodiesel. Organização presente em mais de 165 países que produz embalagens cartonadas e sistemas para processamento, envase e distribuição de alimentos, a Tetra Pak utiliza com o projeto o biodiesel como combustível em 10% da frota de caminhões das suas fábricas em Ponta Grossa e em Monte Mor, no interior de São Paulo.

Goiás inaugura sua 1ª usina de biodiesel

Depois dos produtores de algodão do Mato Grosso anunciarem que construirão uma usina própria, em Cuiabá, é a vez dos agricultores de Goiás informarem que no próximo sábado será inaugurada a obra da primeira usina de biodiesel em escala comercial do Estado. Com um investimento de 54 milhões de euros, a Cooperativa dos Produtores de Algodão do Estado de Goiás (Allcotton), juntamente com a empresa de captação de investimentos B2br e a belga Meena Finance, pretende processar 500 mil toneladas de grãos, entre soja e caroço de algodão, para produzir 114 milhões de litros por ano.

Empresa paulista fará unidade de biodiesel no RN

A empresa paulista Ponte di Ferro Participações, Indústria e Comércio de Biodiesel Ltda vai instalar uma fábrica de biodiesel a partir de óleo de girassol e pinhão-manso em Mossoró, com capacidade para produzir 30 mil litros de biodiesel por ano e gerar 90 mil empregos. Na manhã de ontem, o engenheiro Carlos Zveibil Neto, diretor da empresa, esteve com a governadora Wilma de Faria, a quem anunciou o início da construção da planta de biodiesel. A governadora incentivou o empreendimento concedendo benefícios pelo Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industriail).

segunda-feira, setembro 18, 2006

Selo Combustível Social é o centro das discussões em seminário

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promoveu, nesta sexta-feira, a primeira reunião do Selo Combustível Social, em um hotel de Brasília. O objetivo foi apresentar a metodologia de monitoramento dos critérios do selo, da formação e consolidação de pólos de produção do biodiesel e das equipes de suporte. Também foram discutidos os planos de operacionalização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para oleaginosas, dos bancos do Nordeste, do Brasil e da Amazônia.

Parceria para biocombustíveis

Agência FAPESP - Brasil, África do Sul e Índia assinaram na quarta-feira (13/9), em Brasília, memorando de entendimento que estabelece a implantação de uma força-tarefa trilateral na área de biocombustíveis. O objetivo é expandir a produção e o uso desse tipo de combustível, em particular o etanol e o biodiesel.

Município da região vai fabricar biodiesel através da gordura animal

A agricultura de Camargo deverá ser beneficiada com a empresa que transformará, inicialmente, gordura animal em biodiesel. Segundo a empresária Patrícia Pazinato, de Paraí, o empreendimento apoiará o plantio de canola, mamona e girassol, produtos agrícolas que servirão à indústria num segundo momento. Patrícia Pazinato comentou que o projeto recebeu incentivos do município de Camargo e que todo projeto atende normas técnicas e legais da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na estréia serão criados 8 empregos e na totalidade do funcionamento, 20. Inicialmente serão produzidos 5 mil litros de biodiesel por dia. A idéia da empresária é vender o produto a agricultores, empresas e demais pessoas que tenham motores de propulsão.

Ministério apresenta plano para "selo de combustível social"

Brasília - O plano do ministério do Desenvolvimento Agrário para o monitoramento do “selo de combustível social” e para a implementação dos arranjos produtivos relacionados às empresas que têm o carimbo será apresentado nesta sexta-feira (15) a essas empresas, representantes de organizações de agricultura familiar e bancos públicos federais.